quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

S.O.S olheiras!!

olheiras_

Se tem algo com que passamos a vida brigando, são as malditas olheiras.
Não conheço uma mulher no mundo que nunca reclamou das suas.
Seja por fator genético, exposição ao sol, uma noite mal dormida ou até sinais da idade, lá estão elas volta e meia nos atormentando nos momentos em que precisamos estar mais divas.

Mas aí entra a questão: tem como resolver?

Depende muito. Vai depender do tipo de olheira de cada uma. Hoje existem no mercado vários tipos de tratamentos estéticos para atenuar o problema, como lasers, peelings mais profundos, carboxiterapia, etc.
Como não sou nenhuma especialista dermatológica, meu objetivo com esse post é dar algumas dicas básicas do que pode ajudar a amenizar o problema no dia a dia. Em casos mais sérios, é sempre bom recorrer a um especialista.

receita_caseira
Essa a gente já aprendia com as avós: compressa geladinha nos olhos. 
É uma boa solução para naqueles dias em que você tem algum evento à noite e tem tempo para se preparar durante o dia. Sempre aprendi com a minha mãe que se deve ferver o chá de camomila e deixá-lo na geladeira. Depois, umedecer alguns pedacinhos de algodão no chá e deixá-los sobre os olhos. Tem gente que prefere pepino. É uma receitinha mais antiga também, porém essa eu nunca testei.

corretivo

Corretivo é um dos itens primordiais de se ter na bolsa 24 horas por dia.
Na emergência, ele é o seu item salvador mais acessível e prático para a questão olheiras. Ele corrige as imperfeições e tonalidades muito escuras, além de dar aquela iluminada no olhar.
Mas muito cuidado: sempre escolha o corretivo no tom da sua pele ou um um pouquinho só mais claro, para não dar aquele efeito panda invertido que já vimos por aqui.
Muito importante também é sempre aplicar o corretivo após a base, pois ele pode perder o efeito se aplicado antes. Também não esquecer de aplicar no canto interno dos olhos, que é onde a olheira começa, e na pálpebra superior, para ajudar a fixar mais a sombra também, além de uniformizar a cor.
Para saber o tipo ideal para você, só testando mesmo. Na área dos olhos , os melhores são os líquidos ou cremosos. Os tipo canetas são melhores para esconder espinhas ou apenas para dar uma iluminada e os minerais eu, particularmente, acho que não fazem um efeito muito transformador.
Meu dois favoritos são o Studio Finish, da M.A.C e o líquido da Tracta.

corretivos

 

cremes_olheiras

Hoje existem no mercado diveeeersos tipos de cremes para a área dos olhos, com “n” compostos diferentes, dos quaisnunca entendemos pra que serve e qual o melhor. Os preços são variadísimos também. Resultado? Confusão na certa né meninas?
Produtos com ativos compostos de cafeína, vitamina C e gincgo biloba ajudam a melhorar a circulação na área dos olhos. Aplique sempre em movimentos circulares, de dentro para fora e dando leves batidinhas com o dedo.
Hoje eu uso o All About Eyes, da Clinique. Ele me ajudou muito na parte de redução de bolsas e inchaços, mas não diria que fez nenhum milagre na vida. Minha próxima aquisição será o Active C, da La Roche Posay, que é um dos mais recomendados pelos dermatologistas.

cremes

 

dicas

coracao2 Evite esfregar os olhos constantemente. Esse gesto irrita a pele e quebra os pequenos vasos capilares dessa zona. Como resultado, gera a descoloração e o inchaço tão característicos das olheiras.

coracao2Horas insuficientes de sono tornam a nossa pele mais pálida e reduzem a circulação o que, por sua vez, faz sobressair o “negro” debaixo dos olhos. O ideal são de 7 a 9 horas de sono por noite.

coracao2Muita ingestão de sal, consumo exagerado de cafeína, álcool e cigarro também estão ligados ao aparecimento de olheiras.

coracao2Ao se maquiar, prefira rímel à prova d’água. Ele não borra na pálpebra, o que não gera aquelas manchinhas escuras que acabam atenuando as olheiras.

coracao2Em dias de olheiras mais visíveis, fuja dos tons de sombra azul, berinjela e lilás, quie deixam os olhos mais fundos.

coracao2Tomar bastante água ajuda a ativar a circulação.

coracao2Peelings ajudam na renovação celular, e seus ácidos suavizam e clareiam a pele. Mas consulte uma dermatoligista antes de experimentar qualquer procedimento do tipo.

Um comentário: